PPRA-NR9: entenda a importância para sua empresa - Nopark
 

PPRA-NR9: entenda a importância para sua empresa

PPRA-NR9

PPRA-NR9: entenda a importância para sua empresa

Mais do que um dever legal, a preocupação com a saúde da sua empresa e funcionários, vem se tornando um diferencial competitivo. Portanto, alguns programas como o PPRA se fazer extremamente necessários.

PPRA-NR9: o que é?

O PPRA é o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, que é implementado pela NR9 (Norma Regulamentadora nº 9), para que o ambiente de trabalho não forneça riscos físicos, químicos ou biológicos aos colaboradores.

É lei desde 1994, portanto, obrigatório para todos os empregadores e instituições que admitem trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A empresa que não se adequar a norma poderá ser multada.

Para que serve?

O Programa PPRA-NR9 avalia todos os riscos que envolvem o empreendimento para poder cumprir seu objetivo que é de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores.

PPRA-NR9: por que o Programa é importante para a sua empresa?

O principal fator do PPRA-NR9 é cumprir com a responsabilidade social e garantir a proteção do empreendimento e de seus empregados, além de ser uma obrigação legal.

Porém, é preciso levar em consideração outros dois pontos, muito importantes para o bom andamento de qualquer negócio:

– Aumento de produtividade: ao prever e prevenir os riscos diminui-se as chances de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho. Portanto não há falta de funcionário e a produção não fica defasada. Ao contrário, os colaboradores sentem-se mais motivados, produzindo mais e melhor, aumentando inclusive a lucratividade;

– Queda nos processos trabalhistas: através do PPRA, a empresa está amparada pela lei quando sofre uma ação judicial. E como o Programa é aplicado, as chances de processos como esse acontecerem são bem menores.

Sem o PPRA-NR9, as organizações poderão ser responsabilizadas criminalmente, em caso de acidentes ou doenças decorrentes do trabalho;

– Melhora da imagem no mundo coorporativo: pois tem como grande diferencial o respeito pelos empregados. O que beneficia e muito o clima organizacional e a produção.

PPRA-NR9: deve ser elaborado de quanto em quanto tempo?

Precisa ser renovado ao menos uma vez por ano e revisto sem que houver necessidade, por alguma alteração quanto aos riscos apresentados aos trabalhadores e a empresa.

O Programa deve ser elaborado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e independe do tamanho, do tipo de atividade e do número de funcionários das companhias.

Gostou do texto? Saiba como a NOPARK pode ajudar a sua empresa a implantar o PPRA-NR9 acessando o nosso site. Conheça nossos serviços e contate-nos!Leia também:PCMSO-NR7: o que é e para que serve o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional?

No Comments

Post A Comment

1
Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.
Powered by