27 jan Proteção auditiva nas empresas qual a importância?
Em algumas profissões, a exposição aos ruídos faz parte da rotina do trabalhador. Por isso, alguns cuidados são indispensáveis para garantir a sua proteção auditiva. Existem inúmeros relatos sobre funcionários que não recebem a proteção correta e acabam desenvolvendo algum problema auditivo. A proteção auditiva faz parte de uma categoria conhecida como EPI – Equipamentos de Proteção Individual, mas você sabe quando utilizá-lo e quais seus benefícios? Confira a seguir!
O que são EPIs?
São equipamentos que tem como principal funcionalidade a proteção do trabalhador. Fazem parte itens como: protetores auriculares, luvas, cintos de proteção, máscaras, abafadores de som, capacetes, bloqueadores solar, entre outros.
Lembramos que as empresas são obrigadas a fornecer aos seus empregados qualquer equipamento que sua atividade precise para ser considerada segura.
O que são protetores auditivos?
Os protetores auditivos, ou auriculares, são acessórios criados para a proteção de seu usuário a ruídos externos. Esse EPI é produzido com um material capaz de absorver e barrar ondas sonoras, diminuindo a percepção de sons.
Tipos de protetor auditivo
No mercado existem várias opções de protetor a seguir apresentamos os três mais comuns, confira:
Espuma
os protetores auditivos de espuma são muito utilizados pois são de fácil adaptação ao ouvido do usuário. Porém, por ser feito de um material inferior deve ser descartado em um pequeno período de tempo.
Plug
essa opção é feita de silicone, o que facilita a higienização e sua preservação. Quando usado corretamente o seu tempo de duração é considerável.
Polímero
esse aparelho costuma ser pré-moldado. Os protetores confeccionados em polímero são mais confortáveis, de baixo custo e com alto grau de intensidade.
O que diz a legislação?
A NR15 (Norma Regulamentadora), é a responsável por assegurar o uso de protetores auditivos em locais de trabalho quando necessário.
Para entender se há a necessidade do uso desse EPI o impacto é calculado em decibéis, o volume deve ser avaliado com o auxílio de um medidor de pressão sonora.
Considera-se um ruído de alto impacto picos de energia acústica com a duração inferior a um segundo, com intervalos superiores a um segundo.
Por que usar proteção auditiva?
O ouvido é uma região sensível, por isso todo cuidado é pouco. Sendo assim, o uso de equipamentos de proteção são indispensáveis.
Esse aparelho é capaz de prevenir doenças ocupacionais e deve fazer parte da rotina do trabalhador.
Medidas como essa, além de garantir a proteção do colaborador, geram economia para as empresas, pois ao implementá-las os transtornos decorrentes de acidentes são evitados.
Também é importante lembrar que os profissionais autônomos deve fazer o uso do protetor auditivo quando necessário.
Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nossas redes sociais, acesse nosso site e saiba mais.
Leia também: Como identificar a insalubridade no trabalho?
No Comments