15 maio Tecnologia e segurança: qual a importância para o envio ao e-Social?
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) foi instituído pelo decreto no 8373/2014.
Esse software junta todas as informações necessárias sobre empregados e empregadores em um só local. Facilita todo o processo burocrático, também integra os setores dentro das empresas.
Os dados que precisam ser enviadas são referentes a: vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Qual a importância da tecnologia para o eSocial?
Toda. Uma boa estrutura tecnológica para a transmissão do eSocial permite que você dê conta de suas obrigações no tempo certo.
As informações trabalhistas e previdenciárias a serem enviadas para o eSocial devem gerar eventos em arquivos eletrônicos, contendo elementos referentes ao cadastro inicial, tabelas, eventos periódicos e não periódicos.
Mesmo sendo digitalizados, é necessária a assinatura da documentação para que tenha validade legal, além de garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.
Papel da segurança e da tecnologia na comunicação e na transmissão do eSocial
Através de web services, o eSocial faz as transmissão dos lotes relacionado aos eventos e a realização de consulta ao resultado do processamento desses elementos.
Todo esse processo é feito de forma online, ou seja, atestar a segurança na transmissão dos dados é de suma importância. Para isso são usados protocolos HTTPS com autenticação mútua, que além de garantir a comunicação segura na internet, permite a identificação do servidor e do cliente através de certificados digitais.
Pensando em possíveis problemas de conexão ou sistema, o eSocial permite que você envie as informações necessárias através de um recurso manual, chamado de Procedimento de Contingência.
E-Social: Importância dos certificados digitais
Atuantes em dois processos, os certificados podem:
– Reconhece o transmissor para certificar a segurança do tráfego das informações na rede, antes de enviar qualquer lote ao eSocial;
– Através da assinatura digital, garante a integridade dos dados.
E-Social: O que fazer para manter a segurança do sistema?
Fazer um backup diário, manutenção preventiva no banco de dados, atualização do sistema de folha.
Gostou do texto? Veja como a NOPARK pode te ajudar com o envio de informações para o eSocial. Acesse o nosso site e contate-nos!
Leia também: e-Social: metodologia de trabalho, prazos e obrigatoriedades
No Comments