14 jun Qual a importância da avaliação de impactos ambientais?
Já não é novidade que as empresas que se preocupam com o meio ambiente e tem um projeto sustentável, aumentam a credibilidade no mercado, melhoram a imagem da sua marca, agregam valores e contribuem para uma competitividade saudável.
Se a sua organização ainda não tem uma boa gestão ambiental e não se preocupa com os impactos que seus produtos e/ou serviços podem gerar, é melhor começar a pensar no assunto o quanto antes.
Poder avaliar os impactos ambientais é de extrema importância, além de ter alguns requisitos previstos em lei.
Avaliação de Impactos Ambientais: o que é?
É um instrumento que ajuda empresas a desenvolver projetos e realizar mudanças estruturais, seguindo uma política de respeito ao meio ambiente. Através desta ferramenta é possível analisar o risco de problemas, com base em estudos e análises criteriosas de equipes especializadas em questões ecológicas.
A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é estabelecida pela Política Nacional do Meio Ambiental (PNMA). Para implantá-la em seu negócio, é necessário apresentar alguns documentos como o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Avaliação de Impactos Ambientais: para que servem?
Principalmente para reduzir os impactos ambientais que o negócio oferece. Para a eficácia do projeto é preciso cumprir adequadamente todas as fases, tanto durante sua elaboração, quanto durantesu a execução.
Avaliação de Impactos Ambientais: qual a importância?
Essa ferramenta evita acidentes ambientais, por consequência, grandes desastres como os muitos que vemos nos noticiários. Além disso, fortalece a marca do negócio entre os colaboradores, concorrentes e o público em geral.
A AIA gira em torno da preservação e restauração dos recursos ambientais e da compatibilização do desenvolvimento econômico e social com a preservação da qualidade e equilíbrio do meio ambiente.
Afinal, o que é o impacto ambiental?
Sempre que houver alteração das propriedades químicas, físicas e biológicas do meio ambiente, por menor que seja, causa um impacto. Essas alterações afetam a saúde e a segurança da população, bem como as atividades sociais e econômicas, além da qualidade dos recursos ambientais.
A AIA auxilia na busca por um equilíbrio entre o desenvolvimento social, o crescimento econômico e o uso dos recursos naturais para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. É por meio de estudos como esse, que é possível adotar medidas para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.
Todas as licenças ambientais necessárias para expansões empresariais ou utilização de recursos naturais dependem da realização de uma Avaliação de Impacto Ambiental.
Gostou do texto? Veja como a NOPARK pode te ajudar a implantar a Avaliação de Impactos Ambientais na sua empresa. Acesse o nosso site e contate-nos!
Leia também: Apenas 18% das empresas cuidam da saúde mental dos seus funcionários
No Comments