Como organizar uma SIPAT de qualidade na sua empresa? - Nopark
 

Como organizar uma SIPAT de qualidade na sua empresa?

SIPAT

Como organizar uma SIPAT de qualidade na sua empresa?

Ultimamente as empresas estão mais preocupadas com a saúde dos seuscolaboradores e dispostas a contribuir com programas de prevenção de acidentes. O mais conhecido deles é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT).

SIPAT: o que é preciso para conquistar o sucesso do Programa?

Não basta anunciar o acontecimento. É preciso informar, fazer o evento acontecer e os funcionários participarem. As atividades devem ter o objetivo de orientar e conscientizar colaboradores a desenvolver ações positivas em sua rotina a fim de que seja possível identificar sinais de perigo e minimizar todos os riscos no local de trabalho.

De acordo com a Norma Regulamentadora número cinco (NR5), o evento deve ocorrer todos os anos nas empresas, independentemente do número de empregados, seguindo os seguintes passos:

– Organização: esse evento precisa de um bom planejamento, com todos os seus tópicos definidos com antecedência, baseados no que foi definido pelas reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), ao longo do ano.

É preciso considerar as datas das reuniões da CIPA que abordarão a SIPAT, as datas e horários da SIPAT, local de começo e término do evento, tema principal da SIPAT, atividades efetuadas, patrocinadores e parceiros possíveis, os materiais que serão usados e os recursos financeiros necessários.

É interessante denominar uma equipe especial para organizar e coordenar os processos para obter o engajamento de todos os colaboradores. E lembrar que tudo que for estabelecido deverá ser registrado nas atas para a devida formalização;

– Definição do tema: a área de saúde e segurança do trabalho é muito abrangente, por isso o tema deve ser pensado a prender a atenção dos funcionários e estimular a participação no evento, além de realmente cumprir seu objetivo de promover melhorias no ambiente de trabalho;

– Elaboração de cronograma: verificando dias de duração, data de início e fim, definição da verba destina para cobrir os custos da SIPAT e as atividades a serem desenvolvidas como: sorteios, dinâmicas, gincanas, premiações, distribuição de brindes, ginástica laboral e palestras podem ser muito interessantes;

– Escolha dos locais: opte por lugares que sejam confortáveis e adequados as atividades a serem desenvolvidas;

– Divulgação do evento: uma boa divulgação, informando a importância da participação dos funcionários para o sucesso do evento e, principalmente, para que seus objetivos de evitar acidentes de trabalho realmente sejam atingidos.

Gostou do texto? Veja como a NOPARK pode ajudar a sua empresa a organizar um bom evento de SIPAT. Acesse o nosso site e contate-nos!

Leia também: PCMSO-NR7: o que é e para que serve o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional?

No Comments

Post A Comment

1
Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.
Powered by