14 out Ergonomia e eSocial: qual a relação?
A ergonomia no trabalho se refere a um conjunto de práticas que visam manter a segurança e o conforto dos colaboradores no ambiente. Nesse sentido, coloca-se todo e qualquer adequação do local que tenha como objetivo principal deixar o espaço mais confortável para a realização das funções laborais.
A NR 17
O conceito de ergonomia no trabalho é sustentado pela NR (uma das 17 Normas Regulamentadoras), que, como cita o próprio texto oficial, tem por objetivo “estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.”
Nesse sentido, a NR delimita alguns fatores do ambiente, como:
Transporte e descarga de materiais
Prevê a realização de treinamentos periódicos para os trabalhadores, a adoção de práticas de segurança e o uso de equipamentos e máquinas facilitadoras do trabalho.
Mobiliário
Os móveis do local de trabalho devem ser adaptáveis ao uso, permitindo um conforto ergonômico ao funcionário. Inclui-se nesse quesito cadeiras, mesas e outros móveis comuns no ambiente de trabalho.
Equipamentos
Devem estar de acordo com o tipo de atividade realizada para empresa e se adaptar às necessidades dos funcionários.
Condições ambientais
O ambiente também deve estar preparado para acomodar os funcionários, com garantias mínimas de ventilação e temperatura, por exemplo.
O eSocial
O eSocial, ou Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas permite o envio digital de uma série de obrigações das empresas relativas a impostos, contribuições e condições trabalhistas. O objetivo do eSocial é diminuir a burocracia e promover uma gestão mais eficiente para as empresas de pequeno porte.
Assim, o gerente envia alguns documentos de maneira integrada, como:
GPS – Guia da Previdência Social
CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
A ergonomia e o eSocial
Como o eSocial contém uma série de questões relativas às condições de trabalho, os estudos sobre a ergonomia do ambiente devem estar em dia. Em casos de acidentes de trabalho ou mesmo pedidos de aposentadoria, todos esses fatores são levados em conta pelos órgãos responsáveis.
Além disso, a ergonomia é um dos fatores descritos no PPRA, programa obrigatório para as empresas do país.
Quer mais conteúdos como esse? Então continue pelo nosso blog!
Por que ter um software de SST?
O que é SIPAT e qual sua importância?
Conheça a Nopark
Nós realizamos um estudo completo da ergonomia da sua empresa.
No Comments