Serviços - Nopark
 

Serviços

Nossos serviços são nas áreas de saúde, segurança, ferramenta de gestão e engenharia ambiental.

SAÚDE

– PCMSO-NR7 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional 

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO é regulamentado pela NR7 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece sua obrigatoriedade de elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

 

O PCMSO estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Assim como tem o objetivo de prevenir, monitorar e controlar possíveis danos a saúde e integridade do empregado e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito as doenças relacionadas ao trabalho.

 

– Ergonomia 

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho, além de técnicas eficientes e seguras de desempenho visando a otimização do bem-estar e consequentemente o aumento da produtividade.

 

– Programa de qualidade de vida 

A NOPARK oferece programas de qualidade de vida de acordo com as necessidades da sua empresa. Os programas consistem em:

– Diagnóstico;

– Indicação das ações e apuração dos custos;

– Implantação das ações.

Divididos em cinco pilares:

1 – Aspectos legais em segurança do trabalho;

2 – Alimentação saudável;

3 – Atividade física;

4 – Família;

5 – Saúde mental.

SEGURANÇA

Elaboração de ordens de serviço 

A Ordem de Serviço de Segurança (OSS) do trabalho é um documento obrigatório da área de Segurança e Saúde do Trabalho emitido pelo empregador, cujo objetivo é instruir os empregados quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais, conforme Art. 157, inciso II, LEI Nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

 

A OSS é um mecanismo utilizado para informar e conscientizar os trabalhadores sobre os riscos profissionais que estão expostos no ambiente ou local de trabalho. Além disso, permite detalhar por meio de um procedimento de segurança do trabalho as peculiaridades de cada atividade profissional e as medidas de ordem geral (coletivas) e equipamentos de proteção individual adotados para a proteção contra acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.

 

 

CIPA/SIPAT 

A CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES: tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, sua principal função é permanentemente deixar o ambiente de Trabalho apto para que as funções sejam realizadas sem riscos de acidentes. A CIPA deve ser composta de representantes do empregador e dos empregados, o número de integrantes é proporcional ao número total de funcionários da empresa.

 

SIPAT – SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO: como o próprio nome explica, é uma semana de eventos que mobiliza os colaboradores a se motivar para realizar um trabalho sem riscos de acidentes e doenças ocupacionais durante todo o ano. A SIPAT – é parte das realizações da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A semana de eventos não consegue ser realizada sem o apoio e a participação da CIPA.

 

 

PPRA –NR9 

É um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento que deverá permanecer na empresa á disposição da fiscalização juntamente com o roteiro das ações a serem implantadas e as metas do PPRA. Tem como metodologia:

Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

Antecipação e reconhecimento dos riscos;

Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

Monitoramento da exposição aos riscos;

Registro e divulgação dos dados.

 

 

Gestão de EPI 

A NOPARK disponibiliza aos seus clientes a gestão dos EPIs que contempla:

– Compra do Equipamento de acordo com o risco e apropriado para cada função existente na empresa;

– Registro da entrega do equipamento em ficha de EPI com a finalidade de documentar a data da entrega do EPI, o numero do certificado de aprovação, e as trocas do equipamento evidenciando esta periodicidade;

– Treinamento do trabalhador quanto a utilização, higienização e riscos que estará exposto;

– Sinalização de quais EPIs são obrigatórios em cada setor;

– Controle de troca dos EPIs;

– Avaliação da Gestão. Periodicamente devem ser reavaliadas todas as etapas do processo a fim de promover melhorias e avaliar se está alcançando seu objetivo.

 

 

Emissão e manutenção do PPP 

O Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP é o documento histórico-laboral, individual do trabalhador que presta serviço à empresa, destinado a prestar informações ao INSS relativas a efetiva exposição a agentes nocivos que, entre outras informações, registra dados administrativos, atividades desenvolvidas,  registros ambientais com base no Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT e resultados de monitorização biológica com base no PCMSO (NR – 7) e PPRA (NR – 9).

FERRAMENTA DE GESTÃO

Software de Gestão Ocupacional – SOC 

GESTÃO DE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Módulos disponíveis aos clientes:

– Estrutura Organizacional;

– Segurança;

– Saúde;

– Gestão Previdenciária.

E-Social: desenvolvendo duas soluções para integrar os dados de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo E-Social com os Sistemas de Folha de Pagamento ou com portal do projeto:

SOLUÇÃO 1: Interface com Sistemas de Folha de Pagamento

SOLUÇÃO 2: Módulo E-social

ENGENHARIA AMBIENTAL

Laudos e licenciamentos ambientais 

Avaliamos o enquadramento do empreendimento e atividades para requerer as licenças ambientais nos órgãos específicos, como municipal, estadual e federal:

– Licenciamentos Ambientais em empreendimentos e atividades:

– Licença Prévia;

– Licença de Instalação;

– Licença de Operação;

– Certificado de Dispensa de Licença;

– Renovações de licenças ambientais;

– Laudo de Flora;

– Laudo de Fauna;

– Projeto de Compensação Ambiental;

– Projeto de Recuperação de Área Degradada;

– Autorização de Intervenção em APP / Supressão de vegetação nativa;

– Solicitação de autorização de queima controlada;

– Avaliação de Impacto Ambiental;

– CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental Coletivo).

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